quarta-feira, 27 de julho de 2011

ORAÇÃO PARA ANTES E DEPOIS DAS REFEICOES

ORAÇÃO PARA ANTES DAS REFEIÇÕES

1.    Abençoai, Senhor,a nós e a estes alimentos que recebemos de Vossa bondade e dignai-Vos, o Rei de eterna glória,admitir-nos à mesa celestial. Amém.



ORAÇÃO PARA DEPOIS DAS REFEIÇÕES

1.    Por este pão e esta união,obrigado,Senhor. Glória aoPai...

ORAÇÃO DO PROFESSOR CRISTAO

ORAÇÃO DO PROFESSOR CRISTÃO
Deus, Pai e Senhor nosso,fonte de luz e de bondade,iluminai-nos a inteligência para que só ensinemos a verdade, abrasai-nos o coração para que irradiamos nas almas o amor sincero e generoso de virtude.

Daí-nos uma dedicação incansável à infância e à juventude que confiastes ao nosso cuidado.

Esta humanidade em flor, esperança da Igreja e do Brasil,é Vossa; para Vós quereis que a eduquemos.

Fazei que o nosso magistério seja a resposta ao Vosso divino desejo, expresso no Evangelho: ”Deixai que venham a mim os pequeninos”(Mc 10, 14b).

E para os que trabalham conosco sem a consolação de Vos conhecer e amar pedimos-Vos, Senhor, a luz da fé que ilumina e a graça do Vosso Amor que eleva e pacifica as consciências.

Cristo Redentor,sob cuja proteção colocamos todos os nossos trabalhos e iniciativas, ajudai-nos a não desfalecer na difícil  tarefa; assisti-nos hoje e sempre.

Amém.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

sábado, 9 de julho de 2011

Atividade de Matemática

Escola: _____________________________________________________________________________
Série: _____________                Data: _____/_____/______                       Professora: _______________
Nome completo: ______________________________________________________________________

Atividade de Matemática
1º) Calcule as divisões:
 ( -9 ) : (+3) =
0 : (+20) =
(-65) : (-5) =
(+96) : (-24) =
 (-11) : (-11) =
(-31) : (+31) =
(-90) : (+6) =
(-200) : (+25) =
 (+21) : (+7) =
(+45) : (-3) =
(+64) : (+16) =
(+63) : (+21) =
 (+36) : (-4) =
(+52) : (+2) =
(-39) : (-13) =
(+81) : (-27) =

2º) Beto foi ao mercado e levou R$ 20,00. Veja a lista de compras:
Produto
Beto precisa saber se o dinheiro é suficiente para pagar a despesa. Faça os cálculos e indique o resultado.

Preço unitário (R$)
1 pacote de arroz
7,00
1 pacote de feijão
2,00
2 kg de carne
6,00
1 pacote de café
4,00
1 pacote de açúcar
1,00

3º) Calcule as multiplicações:
(+8) . (-9) =
(-8) . (+6) =
(+9) . (+15) =
(-20) . (+17) =
(-6) . (-5) =
(+5) . (-11) =
(+3) . (-18) =
(-5) . (-90) =
(+7) . (+4) =
0 . (+13) =
(-8) . 0 =
(+78) . (-1) =
(+9) . (+7) =
(-6) . (-18) =
(-11) . (-21) =
(+100) . (+9) =

 4º) Calcule as adições:
0 + (-17) =
(-30) + (-17) =
(-40) + (-11) =
(-100) + (+104) =
(+20) + (-18) =
(+37) + (+52) =
(-15) + (+22) + (-6) =
(-4)+ (-4) =

5º) Calcule as subtrações:
0 – (-17) =
0 – (+18) =
(-4) – (+17) =
(-30) – (+30) =
(-9) – (+16) =
-1 – (-19) =
(+40) – (+80) =
(-10) – (+ 90) =
(+13) – (+20) =
(+20) – (+9) =
(-72) – (-81) =
(+11) – (-62) =

6º) Fábio tem um saldo de R$ 300,00 na conta corrente. Qual será o saldo (em números inteiros positivos ou negativos), se ele:
a) Retirar R$ 250,00 =
c) Depositar R$ 200,00 =
b) Depositar R$ 100,00 =
d) Retirar R$ 320,00 =

7º) Calcule:
a)      81 + 19 -95 -105 + 260 – 110 =
b)      17 - 40 – 30 – 60 + 100 =
c)      76 + 92 -104 – 101 +94 =
d)      - 92 + 17 + 34 + 20 =

“Você precisa fazer aquilo que pensa que não é capaz de fazer”. (Eleanor Roosevelt)




Escola: ________________________________________________________________________
Nome: ________________________________ Data: ____/____/______

ATIVIDADE
Leia as questões 1 a 4, faça os cálculos no rascunho e marque apenas uma alternativa correta.
1) Um gato come 5 ratos por dia. Quantos ratos 5 gatos comem em 5 dias?
a)15
b) 25
c)125
d) 625
2) O resultado da expressão {[16 – (4 : 4)] : 3}². 2³ é:
a) 8
b) 16
c) 150
d) 200
3) O dobro de 8 e o quadrado de 8 são respectivamente:
a) 16 e 16
b) 16 e 64
c) 64 e 16
d) 64 e 64
4) os resultados de 15², 17² e 30³ são respectivamente:
a) 225, 289 e 900
b) 225, 189 e 900
c) 225, 289 e 2700
d) 225, 289 e 27000

5) Descubra o numero que:


a) Elevado ao quadrado dá 25   ___________
b) Elevado ao quadrado dá 49   ___________

c) Elevado ao quadrado dá 100 ___________
d) Elevado ao quadrado dá 121 ___________
e)Elevado ao cubo dá 64 ______________


6) Calcule as potências:


  4
3 =

  4
4  =

   4
5 =
3³ =
4³ =
5³ =
3² =
4² =
5² =
3¹ =
4¹ =
5¹ =
3° =
4° =
5° =



8) Resolva as operações: (faça os cálculos no rascunho, anote apenas o resultado).

59867 X 82 =
98765412 – 587989 =
879458 : 25 =
87459 + 125879 =
89087459 : 9 =
80000 – 6987=

Faça com atenção e BOA SORTE!




































Atividade de Matemática

Atividade de Matemática

RECUPERAÇÃO  DE  MATEMÁTICA I UNIDADE (VALE: 5,0)

FAÇA OS CÁLCULOS NO RASCUNHO E ANOTE APENAS AS RESPOSTAS DE CANETA AZUL OU PRETA


1) Adicione:
a) 137 com o seu sucessor ________________________________

b) 298 com o seus antecessor ________________________________

2) A professora de língua Portuguesa indicou aos alunos de 5° série os livros que eles deverão ler no primeiro bimestre do ano letivo, o primeiro tem 64 páginas e o segundo têm 72 páginas.
Nesses dois livros, quantas páginas, ao todo, os alunos vão ler?

_____________________________________________________________________________________


3) Em uma escola, o início das aulas é às 7h 30min. Como cada aula tem 50 minutos de duração, a que horas termina a primeira aula?

______________________________________________________________________________________


4) Ao receber o meu salário paguei R$ 437,12 de aluguel, R$ 68,14 de impostos. R$ 1.089,67 de gastos com alimentação e ainda me sobraram R$ 749,18. Quanto recebi de salário?
_________________________________________________________________________________


5) Um menino estuda 2 horas e 45 minutos pela manhã e 4 horas e 30 minutos à tarde. Quantos minutos estuda diariamente?

____________________________________________________________________________________

6) Uma escola funciona em dois turnos. No turno matutino há 1407 alunos e no turno vespertino há 1825 alunos. Quantos alunos estudam nessa escola?


_____________________________________________________________________________________

7) Dom Pedro II, imperador do Brasil, faleceu em 1891 com 66 anos de idade. Em que ano ele nasceu?
______________________________________________________________________________________


8) À vista um automóvel custa 26.454 reais. À prazo o mesmo automóvel custa 38.392 reais. A diferença entre o preço cobrado é chamado de juros. Qual é a quantia que pagará de juros?
____________________________________________________________________________________


9) Um avião pode transportar 295 passageiros. Em determinado vôo, o avião está transportando 209 passageiros. Quantas poltronas desse avião não estão ocupadas?

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10) Ézio tem 95 reais e quer comprar uma máquina fotográfica que custa 130 reais. Quantos reais faltam para ele comprar a máquina?
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11) Qual a diferença entre 10.000 e 5.995?
_____________________________________________________________________________________




12) Quantas unidades faltam a 499 para atingir 1 Unidade de Milhar?





13) Com 20 prestações mensais iguais de 325 reais posso comprar uma moto. Quanto vou pagar por essa moto?
_____________________________________________________________________________________


14) Para cobrir o piso de um barracão foram colocados 352 placas de 35 metros quadrados cada uma. Quantos metros quadrados têm o piso desse barracão?

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15) Em uma multiplicação, os fatores são 134 e 296. Qual o produto?
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16) Uma pessoa deu R$ 4.700,00 de entrada na compra de um objeto e pagou mais 6 prestações de R$ 2.300,00. Quanto custou o objeto?

_____________________________________________________________________________________



17 ) Um carro bem regulado percorre 12 quilômetros com um litro de gasolina. Se numa viagem foram consumidos 46 litros, qual a distância em quilômetros que o carro percorreu?
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18) Numa mercearia há 7 caixas de bombons e cada caixa contém 3 dúzias de bombons. Quantos bombons há na mercearia?

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19) Numa divisão o dividendo é 75684 e o divisor é 24. Qual é o quociente? Sobra resto. Quanto?

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20) Divida 1698 por 2. Qual é o resto?

____________________________________________________________________________________________



21) Se eu dividir 12000 bombons para 120 crianças. Quantos bombons receberão cada criança?



___________________________________________________________________________________________

22) Resolva as divisões:



a) 15637: 12 = ___________________________________________

b) 35622: 3 = ____________________________________________

c) 8978564 : 20 = _________________________________________















PROJETO COPA DO MUNDO 2010

IDENTIFICAÇÃO:



Escola Municipal Leônidas de Araújo Castro

Endereço: Rua Clériston Andrade, S/N, Centro, São Félix do Coribe, Bahia.

Telefone: (77) 3491-1709

Diretora: Aglauci Silva Braga

Vices-diretora: Maria Neusa Santos Matos, Maria de Lourdes.

Coordenadora Pedagógica: Rita Teles

Projeto interdisciplinar: Copa do Mundo 2010

Público alvo: Comunidade Escolar

Duração: Dois meses (maio e junho)



PROJETO COPA DO MUNDO 2010





INTRODUÇÃO:

A Copa do Mundo é um acontecimento que fascina milhões de pessoas no mundo inteiro, como é um tema atual       e de interesse de todos conversei com a diretora e os professores de Matemática sobre o desejo de elaborar um projeto voltado para este tema que envolvesse toda a comunidade escolar e se expandisse para as ruas da cidade. Marcamos uma reunião dia com todos os professores e amadurecemos a idéia do projeto, cada um se dispôs a ajudar no que fosse preciso, trabalharia os conteúdos voltados para a copa do mundo na África do Sul e cada disciplina focaria as temas de maior interesse para os estudantes explorarem, discutirem e pesquisarem.

O Projeto envolveu toda a escola, ou seja, alunos do fundamental I e II, professores, funcionários. A participação dos pais seria nas pesquisas propostas para as turmas e a comunidade ajudaria na organização de todo o evento do desfile de abertura dos jogos que aconteceria dia 11 de junho, sexta-feira, às 07h30min.

O Projeto foi relevante, pois todos se sentiram muito felizes com os conteúdos trabalhados, a escola estava toda arrumada no ritmo da Copa do Mundo 2010. Foi espalhado bandeiras de todos os países participantes, os mascotes de todas as copas do mundo, enfim, vários cartazes com diversas informações. O dia mais esperado era o dia do desfile onde foram distribuídos pelotões representando a arte da África do Sul, a cultura, os principais líderes, todos os mascotes de todas as copas, os times de futebol, a torcida, hinos de torcida, músicas de todas as copas, as bandeiras de todos os países.





JUSTIFICATIVA:

Sendo a Copa do Mundo um episódio que ocorre de quatro em quatro anos e que envolve diversas situações de aprendizagens significativas em todas as áreas do conhecimento, além de tudo é um acontecimento que envolve o futebol e o time brasileiro está entre os classificados que disputam o troféu não poderíamos deixar de aproveitar esta oportunidade e trazer para a escola todas as aprendizagens que pudermos para conhecermos melhor um pouco do país que sedia esta copa e todo o conjunto que envolve esse acontecimento.





PROPOSTAS DE CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS PELAS ÁREAS DO CONHECIMENTO:  

*Matemática:

  • Cálculos envolvendo as quatro operações: Consumo durante os jogos.
  • Capital envolvido como os custos das despesas e rendas das cidades sedes da copa 2010.
  • Números inteiros positivos e negativos. Saldos de gol.
  • Gráficos, tabelas.
  • Os estádios e os gastos.
  • Estrutura financeira e organização espacial para receber os torcedores e jogadores.
  • Formas geométricas de um estádio.
  • Perímetro, área, funções, equações, sistemas de duas equações.

*Ciências:

  • Hidratação e Futebol
  • Nutrição no Futebol.
  • Alerta sobre o uso de dopings, bebidas alcoólicas e drogas.

*Geografia

  • Localização - Continente Africano.
  • Fronteiras da África.
  • As duas Áfricas.
  • Bandeiras dos países participantes da Copa com algumas curiosidades como: moeda, cultura principal, Hino, população, língua...

*Inglês

  • Frases e expressões.
  • Numerais.
  • Interpretação de textos sobre a copa.

*História


  • História das Copas.
  • História da África.

·         A bola da vez.


*Artes:

  • Confecção das mascotes de todas as copas.
  • Músicas das Copas.
  • Hino dos países.
  • Pintura, recorte, colagem.
  • Painéis, cartazes.
  • Arte africana.

*Português:

  • A influência africana na Língua Portuguesa
  • Literatura da África do Sul
  • Letra de música (leitura e interpretação): Aquarela do Brasil, Lá vai Brasil, Hino dos países participantes.
  • Produção de textos, artigos, relatórios e poesia sobre futebol.
  • Curiosidades sobre a África do Sul.

*Educação Física

  • Condicionamento físico dos jogadores.
  • Preparação, treino.

  • Coreografia de alguma música com o tema da copa.
  • Jogos de futebol na Praça do Forró com os pequenos.

*Ensino Religioso:

  • Orientação sobre Palavrões durante os jogos.
  • Paz entre os povos.
  • Solidariedade, justiça, igualdade, união.





OBJETIVO GERAL:

            O Projeto Copa do Mundo 2010 tem por objetivo envolver todos os participantes neste acontecimento que abrange muita cultura e conhecimento em todas as áreas e fazer com que todos percebam que este é um momento muito propicio para estudarmos um pouco a história dos países envolvidos, suas culturas, e tudo que engloba esse evento tão importante para o mundo.





OBJETIVO ESPECIFICOS:

  • Envolver toda a comunidade na participação desse evento.
  • Apresentar as mascotes de todas as copas.
  • Conhecer, valorizar as culturas de alguns países que participam da copa.
  • Conhecer a história das copas.
  • Conhecer o hino da Copa do Mundo 2010.
  • Conhecer a história da África do sul.
  • Identificar cada país e um pouco de sua história.
  • Distinguir as bandeiras dos países envolvidos.
  • Venerar e compreender o trabalho coletivo.
  • Produzir poesias, textos sobre o futebol.
  • Interpretar letras de músicas sobre futebol.





DESENVOLVIMENTO:

  • Desfile de abertura da Copa do Mundo pelas ruas principais da cidade.
  • Pesquisas em jornais e revistas sobre os jogos, história dos países que estão disputando os jogos, história das bolas usadas nas copas do mundo, confecção de Bandeiras dos países envolvidos, confecção de máscaras e roupas das mascotes de todas as copas, confecção de bandeiras para as torcidas, confecção de faixas com frase de Mandela, reprodução de foto de Nelson Mandela.
  • Confecção de vestimentas das mulheres da África, ornamentação do carro das mascotes para o desfile.
  • Organização do evento do desfile com distribuição dos pelotões.







RESULTADO:

Espera se que os discentes aprendam um pouco sobre o continente africano e absorvam conhecimentos variados em todas as áreas do conhecimento sobre a estrutura dos jogos de uma copa do mundo, e compreendam a importância desse evento para o país que sedia a copa.



BIBLIOGRAFIA:

Cada professor fará junto com os alunos à bibliografia que deverá ser consultada de acordo a área do conhecimento.

SUGESTÕES: Artigos de internet; Jornal Mundo Jovem; Revista Escola; Noticiários de jornal; Vídeos com jogos da copa do mundo.