quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

TCC EDUCAÇÃO AMBIENTAL: INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Para termos uma boa qualidade de vida é preciso ter saúde, pois sabemos que a saúde é um bem que não tem preço e para mantê-la é necessário que haja uma perfeita harmonia no ambiente do planeta. Tendo em vista que o planeta está pedindo socorro em meio a tantos abusos no consumo dos recursos naturais, é necessário que se faça repensar a nossa postura abusiva de tanto consumo desenfreado. Precisa-se pensar a educação ambiental para qualidade de vida.
Para Herrmann, da ONGS Amigos da Terra, “quando a criança ouve falar em educação ambiental na escola, certamente levará para sua própria casa, para o pai, a mãe, que muitas vezes não se deu conta, nunca parou para refletir sobre a questão”. O contexto escolar é um dos ambientes favoráveis para despertar esta consciência, pois, nele encontramos pessoas de diversas classes sociais, que estão em formação educacional, e, podem contribuir para a mudança da situação na qual se encontra nosso planeta.
Segundo Costella, “O homem se sente um ser muito superior dentro do planeta, mas que ele não é”. O que a humanidade precisa saber com estas palavras de Costela, é que ele, apenas, faz parte dela. O homem se torna medíocre ao pensar assim, pois, o planeta é composto de uma natureza perfeita, possuem uma combinação de cores e harmonias, árvores enormes, animais diversos, e, o homem, não se dá conta que sua presença é totalmente dispensável na natureza, pois, ela consegue sobreviver perfeitamente sem ele.
Não há motivos para o homem sentir-se superior, a natureza não existe para que ele a contemple, mas, para ser cuidada, porque a vida no planeta depende de sua perfeita harmonia.
Quando se fala no surgimento do homem há mais de um milhão de anos, a natureza já existia, os animais e vegetais sobreviviam sem sua presença. Tudo acontecia naturalmente. Não havia degradação e desrespeito com a natureza.
O homem surgiu e com sua inteligência criou e transformou o ambiente natural para aprimorar a sua estadia no planeta, sem, contudo, se dar conta de que a mãe natureza se esgotaria com tamanha exploração de seus recursos.
Hoje, o que temos apesar de tantas tecnologias criadas para tornar o mundo melhor, são rios poluídos e contaminados com produtos químicos e dejetos humanos; ar poluído que danificam e perfuram a camada de ozônio, trazendo radiações perigosas para a terra. A vegetação e os animais perdem o seu espaço natural prejudicando o ecossistema. A qualidade de vida se agrava cada vez mais, cada dia surge novas doenças provocadas pela poluição e consequentemente à preocupação com os problemas ecológicos ganha mais espaço. Manter o ambiente saudável não é mais preocupação somente dos órgãos públicos e ONGS é obrigação de todos, pois cada um de nós é parte integrante dela e nossa vida depende de como a tratamos.
A presente pesquisa bibliográfica visa uma reflexão acerca dos problemas atuais com o descaso ambiental, afim de que o homem possa agir de modo sustentável com o ambiente, pois a cada dia advém a necessidade constatada de que a natureza se esgota e não resistirá aos impactos ambientais de degradação humana.

OBJETIVOS

- Produzir conhecimentos que possibilitem adquirir valores, interesse ativo e atitudes necessárias para proteger e melhorar o meio ambiente.   

- Analisar os procedimentos de conservação ambiental no espaço educativo;

- Verificar a participação da comunidade escolar em atividades relacionadas à melhoria das condições ambientais no meio social.










Nenhum comentário:

Postar um comentário