terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A PROMOÇÃO DA SAÚDE E HIGIENE NA EDUCAÇÃO INFANTIL 4ª PARTE

A PROMOÇÃO DA SAÚDE E HIGIENE NA EDUCAÇÃO INFANTIL


O conceito de higiene e saúde é muito amplo e faz parte da vida de todo ser humano. A criança deve receber os primeiros cuidados desde a gestação, pois é um direito que consta no Estatuto da Criança e do Adolescente na Lei nº. 8069 de julho de 1990, pois trata-se dos direitos à vida e à saúde. Art. 8º - “É assegurado a gestante, através do Sistema Único de Saúde o atendimento pré e perinatal”. A criança tem assegurados esse direito e ele é gratuito e obrigatório, os sistemas de saúde devem promover assistência médica em todos os sentidos para tratarem e prevenir as enfermidades que afetam as crianças nos primeiros anos de vida.
As instituições de educação infantil atendiam em creches crianças carentes de forma assistencialista, fornecendo cuidados de higiene, escovação dentária, banho, alimentação, no entanto a criança para ter um pleno desenvolvimento em relação a hábitos saudáveis de higiene devem ter acesso à educação, cultura, esporte e lazer. Pois essa integração deve ser articulada nas instituições que atendem às crianças de 0 a 6 anos, pois cabem a elas cuidar e educar.
As crianças que recebem uma boa orientação sobre a importância da higiene adquirem hábitos saudáveis e cuidam bem do seu corpo, tomando banho, escovando os dentes diariamente, prevenindo doenças. Orientações sistematizadas no cotidiano com situações reais que envolvam o grupo lidando com a realidade fazendo com que as crianças tenham interesse e tornem se socialmente independentes e capazes de organizar, estruturar e pensar de maneira crítica e que na vida é preciso manter atividades de cuidados com sua higiene e saúde.
Essas noções referenciais aos cuidados de higiene e saúde devem ser trabalhadas de forma lúdica, interdisciplinar e contextualizadas dentro do currículo da educação infantil, a fim de educar e possibilitar a concretização de uma saúde de qualidade, porque o conhecimento do corpo humano é essencial desde a primeira infância, pois ele é uma máquina. Sendo assim para que possamos ter uma boa qualidade de vida devemos manter bons hábitos de higiene, ter uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas, viver momentos de lazer, cuidar da natureza e dormir bem, pois tão importante quanto viver bem e ser feliz é ter uma boa saúde, isso significa ter um bem estar físico, mental e social.













Nenhum comentário:

Postar um comentário