quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

PLANO DE INTERVENÇÃO (3)

PLANO DE INTERVENÇÃO (3)
Português:
Natureza e Sociedade: O corpo Humano
Matemática: Maior, menor, igual, diferente, grande, pequeno
Ensino Religioso: Diferenças e semelhanças
Educação Física: Movimentos corporais
Arte: Produção de imagem do corpo humano
Matemática: Recorte e colagem
Objetivos gerais:
·                     Caracterizar o corpo humano e os cuidados que são necessários para sua manutenção.
Objetivos específicos:
·                     Relacionar as partes do corpo humano.
·                     Identificar as funções dos órgãos.
·                     Compreender a importância dos cuidados que devemos ter com o corpo.
·                     Respeitar as diferenças do outro.
Procedimentos metodológicos:
1º Momento:
·                     Cantarei com os alunos a música “Tia Mônica” do Projeto Pé de Moleque. Faremos os movimentos pedidos.
·                     Farei uma dinâmica do corpo.
·                     Distribuirei para cada criança uma folha branca e pedirei que cada uma desenhe uma parte do corpo humano, só que antes disso farei tarjetas com as palavras:



Quadril
Dentes
Perna direita
Braço direito
Peito direito
Umbigo
Cabeça
Perna esquerda
Braço esquerdo
Peito esquerdo
Tronco
Nariz
Pé direito
Mão direita
Olho direito
Pescoço
Boca
Pé esquerdo
Mão esquerda
Olho esquerdo
Barriga
Língua
Orelha direita
Cabelo
Orelha esquerda


·                     Farei uma leitura dessas palavras juntamente com as crianças, depois sortearei estas palavras entre elas e pedirei que cada uma desenhe a parte do corpo que pegou. Depois de desenharem fazer o recorte.
·                     Pedirei que cada criança venha até a frente e dizer o que desenhou e falar sobre as utilidades desta parte do corpo para nós. À medida que for falando vão colando em um papel madeira que ficará no centro do quadro, então será formado um boneco com as partes do corpo em tamanhos diferentes, mas a representação do corpo humano ficará completa.
2º Momento:
·                     Pedirei que as crianças falem sobre o boneco feito a partir da colagem.
·                     Farei perguntas diretas: O que eles acharam? Se ficou bonito? Somos parecidos com o boneco? Será que nós somos iguais? Por sermos diferentes dos outros somos melhores?
·                     Complementarei a fala dos alunos sobre o nosso corpo e a importância de cuidarmos bem dele.
·                     Explorarei sobre as utilidades de cada órgão que o compõe e suas funções.
·                     Explicarei que aquele boneco representa o nosso corpo por fora, mas que dentro temos vários órgãos importantes e vitais. Como o cérebro, o coração e outros.
3º Momento:
·                     Proporei as crianças elaboração de atividades escritas, onde estas devem desenhar partes do corpo humano, ligar, responder cruzadinhas.
·                     Auxiliarei os alunos durante as atividades em seguida corrigiremos as atividades propostas.
Recursos:
Folha de ofício, tesoura, papel madeira, Som, Cd, cola, lápis de cor, quadro, giz, pincel, borracha, fita adesiva.
Avaliação:
A construção do conhecimento se dá a partir da prática e a todo o momento estamos aprendendo coisas novas. A avaliação proposta para a aula é de averiguação dos conhecimentos prévios dos alunos a cerca das atividades propostas, observando suas argumentações e opiniões diante do que foi apresentado, verificarei se houve aprendizagem e se a aula foi significativa pela participação e na elaboração das atividades propostas.

Leitura e interpretação de texto musical

Nenhum comentário:

Postar um comentário