quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

PLANO DE INTERVENÇÃO (2)

PLANO DE INTERVENÇÃO (2)
Duração:
Matemática: Conjuntos; números de 0 a 9. Pertinência; dentro, fora.
Arte: Leitura visual de imagens e percepção, leitura e interpretação da música “Criança não trabalha”.
Natureza e Sociedade: Objetos que fazem parte da higiene pessoal, física e mental.
Português: Interpretação oral e escrita.
Objetivos gerais:
·                     Destacar os objetos que fazem parte da higiene.
·                     Caracterizar conjunto vazio e unitário.
Objetivos específicos:
·                     Interpretar a música e fazer relação com os conjuntos de objetos que utilizamos em nossa higiene pessoal.
·                     Apresentar os conjuntos vazio e unitário.
·                     Fazer relação de pertinência.
·                     Utilizar algarismos de 0 a 9 nos processos de contagem e escrita.

Procedimentos metodológicos:
1º Momento:
·                     Recepcionarei as crianças com as atividades de rotina.
·                     Cantarei com elas a música “Criança não trabalha” Pé de Moleque.
·                     Pedirei que interpretem a música e falem sobre ela. Se elas concordam com essa afirmação.
·                     Contarei história sobre as crianças e utilizarei falas que servirá para explanar o assunto dos conjuntos.

2º Momento:
·                     Utilizarei o chão da sala e com uma corda farei um círculo, e, direi que aquele círculo fechado representa um conjunto.
·                     Perguntarei as crianças que digam para mim o que tem dentro do conjunto. Elas responderão que não tem nada. Então, direi que se trata de um conjunto vazio.
·                     Colocarei vários objetos no chão como: toalha, sabão, xampu, régua, lápis, borracha, flor, jarro, sabão, escova, caderno. Depois pedirei que uma criança pegue um objeto qualquer e coloque dentro do círculo.
·                     Questionarei que agora o conjunto não está mais vazio e perguntarei quantos objetos têm dentro? Então, agora o conjunto era chamado de? (...) esperarei que alguma criança responda. Caso não saibam direi que é unitário. 
·                     Continuarei a chamar os alunos para colocarem mais objetos e fazerem a contagem dos números de acordo as quantidades colocadas.
·                     Trabalharei os algarismos até nove utilizando a contagem e o registro no quadro.
·                     Explicarei que os conjuntos com mais de um elemento não tinham nomes especiais.
·                     Solicitarei às crianças que falem sobre os objetos apresentados. Depois pedirei que façam uma relação de pertinência. Dizer quais delas pertencem ao conjunto de objetos que tratam da higiene. Ao conjunto de materiais escolares, etc.
3º Momento:
·                     Aplicarei uma atividade individual onde os alunos farão uma colagem dentro dos conjuntos de objetos que tratam da higiene. Depois exporei na parede da sala.
·                     Aplicarei tarefa xerocada com atividades sobre conjuntos. Utilizando números de 0 a 9, depois farei a correção.
Recursos:
Som, CD, livro de história, quadro, giz, corda, objetos variados, revistas, jornais, tesoura, cola, papel, lápis, borracha, lápis de cor, pincel, cartaz com letra de música.
Avaliação:
Avaliarei o desempenho do grupo, sua participação, seus conhecimentos prévios sobre o assunto, suas dificuldades, suas argumentações. Observarei como estão aprendendo e tendo interesse na realização das atividades
2 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário