terça-feira, 18 de janeiro de 2011

METODOLOGIAS - 5ª PARTE

METODOLOGIAS


Fizemos uma visita à escola mediante carta de apresentação e aceite, logo após realizamos o estágio de observação, o estudo teórico, a elaboração de materiais, recursos pedagógicos e a intervenção.
Realizamos a pesquisa entre os meses de março a maio do ano 2007.   A acadêmica Adeildes realizou seu estágio na cidade de Santa Maria da Vitória em uma escola privada, localizada na região Leste e considerada de grande porte, atendendo alunos de classe média alta do Ensino Infantil a Ensino Médio. A classe atendia crianças de 5 a 6 anos do Jardim III, com 26 alunos, sendo 19 do sexo masculino e 7 do sexo feminino. A acadêmica Vandelice realizou seu estágio na cidade de São Félix do Coribe em uma escola pública, localizada na região Oeste e considerada de médio porte, atendendo alunos de classe baixa do Ensino Infantil e das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. As crianças são da mesma faixa etária e série, com 23 alunos, sendo 12 do sexo masculino e 11 do sexo feminino.
Participaram dessa pesquisa duas professoras, regentes de sala, da Educação Infantil. Estas professoras atuam com crianças de 5 a 6 anos de idade aproximadamente. Elas são do sexo feminino, sendo que cursam Faculdade de Pedagogia.
A coleta de dados foi realizada através de conversa informal com as professoras regentes, observação direta da realidade de cada espaço escolar com o objetivo de averiguar a prática pedagógica das instituições de ensino e suas concepções sobre como atender adequadamente as crianças da Educação Infantil.        
Fizemos um estudo teórico das Leis de Diretrizes e Bases da Educação, dos RCNs e de  alguns autores que tratam da Educação Infantil. Desenvolvemos atividades relacionadas ao tema Higiene e Saúde da disciplina Natureza e Sociedade ressaltando a importância dos cuidados básicos com a higiene física, mental e social para obtenção da saúde para a qualidade de vida. Preparamos atividades lúdicas, contamos histórias, fizemos brincadeiras, jogos, músicas, textos, poesias, teatro de fantoches.
Obtivemos ótimos resultados em torno das atividades propostas, pois a participação dos alunos ocorreu de forma integrada, consistente, onde todos tiveram a oportunidade de se manifestarem, de exporem suas idéias, questionamentos e ficaram a vontade, conseguimos explorar bem os conteúdos e houve excelente aproveitamento na aprendizagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário