terça-feira, 18 de janeiro de 2011

CONSIDERAÇÕES FINAIS E REFERÊNCIAS - 6ª PARTE

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Nosso trabalho foi realizado em escolas e com clientelas diferentes. Mesmo sendo crianças de níveis socioeconômicos diferentes os nossos objetivos propostos foram alcançados, pois nossas metodologias se adequaram a cada realidade, porque antes tivemos a oportunidade de conhecer as crianças de forma integrada durante o período de observação, e, para isso desenvolvemos atividades lúdicas e bem elaboradas, visando atender as crianças de modo significativo, promovendo momentos de integração, socialização e afetividade.
Não houve dificuldades na compreensão do tema, porque as crianças nessa faixa etária são muito carinhosas, curiosas e tem muita vontade de aprender coisas novas que lhes despertem a atenção. Porém houve diferenças na realização das atividades de leitura e escrita, pois na classe de crianças da escola particular o trabalho realizado foi diferenciado, porque nesta os alunos são de classe média alta e tem um acompanhamento maior por parte da família, entretanto essas crianças estudam na escola desde os 3 anos de idade e a instituição de ensino tem uma proposta pedagógica consistente que insere o educar, cuidar e brincar e os conteúdos e as realidades são diferentes, pois os professores tem acompanhamento e coordenação, e estes atuam na escola há muitos anos. As crianças já sabem ler e escrever muito bem e durante a realização das atividades tinha autonomia e domínio da linguagem verbal e escrita. Enquanto que na classe de crianças da escola pública de nível socioeconômico baixo, a proposta pedagógica da escola não é bem clara e os professores não recebem uma boa orientação da coordenação, tendo em vista que estes sempre mudam de série, devido a questões políticas e administrativas. E, as crianças mesmo tendo à mesma faixa etária e já terem freqüentado creches e pré-escolas, a maioria ainda não domina a leitura e escrita e o acompanhamento da família não é o mesmo, pois alguns pais não são alfabetizados. Nas propostas de realização das atividades de leitura e escrita tiveram que ser mais acompanhadas pelo professor.
As expectativas do tema e da proposta foram superadas, porque o nosso objetivo maior era enfatizar sobre as questões de higiene e saúde, orientando as crianças em relação a cuidarem de si, adotando cuidados e medidas de prevenção de doenças adequadas e fundamentais para um bom desenvolvimento sadio do corpo e da mente, pois educar em saúde é fundamental para todos, principalmente para as crianças que são as maiores vitimas de doenças por falta de orientação em relação aos cuidados básicos das normas de higiene. E toda criança para desenvolver física e mentalmente necessita estar em perfeitas condições de saúde.

REFERÊNCIAS:


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TUNES. Suzel. Em busca de qualificação. Revista Nova Escola, São Paulo, ano XXI, n. 191, p. 47-48, abr. 2006.


UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ.  Catálogo dos cursos de graduação nas modalidades presencial e a distância: 2005-2007. Londrina: UNOPAR, 2007.

















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