quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

1.2 - Proposta curricular ambiental.

1.2 - Proposta curricular ambiental.
O tema transversal Meio Ambiente recebe devida atenção nos textos dos Parâmetros Curriculares Nacionais, pois ele diz respeito a todos, e para trabalhá-lo não é preciso ser especialista na área.
O texto dos Parâmetros Curriculares Nacionais trata do tema Meio Ambiente da seguinte forma:
Nas várias áreas do currículo escolar existem, implícita ou explicitamente, ensinamentos a respeito dos temas transversais, isto é, todos educam em relação à questões sociais por meio de suas concepções e dos valores que veiculam nos conteúdos, no que elegem como critério de avaliação, na metodologia de trabalho que adotam, nas situações didáticas que propõem aos alunos. Por outro lado, sua complexidade faz com que nenhuma das áreas, isoladamente, seja suficiente para explicá-las; ao contrário, a problemática dos temas transversais atravessa os diferentes campos do conhecimento. Por exemplo, ainda que a programação desenvolvida não se refira diretamente à questão ambiental e que a escola não tenha nenhum trabalho nesse sentido, a Literatura, a Geografia, a História e as Ciências Naturais sempre veiculam alguma concepção de ambiente, valorizam ou desvalorizam determinadas idéias e ações, explicitam ou não determinadas questões, tratam de determinados conteúdos; e, nesse sentido, efetivam uma ‘certa’ educação ambiental. A questão ambiental não é compreensível apenas a partir das contribuições da Geografia. Necessita de conhecimentos históricos, das Ciências Naturais, da Sociologia, da Demografia, da Economia, entre outros. (BRASIL, 1997, p. 26 – 27).                 
Para CARVALHO, Angelina e DIOGO, Fernando In Projecto Educativo, “O Universo escolar integra questões ambientais globalizantes, apesar de alguns recortes que as disciplinas executam para estudá-las”.
Em História, por exemplo, o Meio Ambiente, é produto das relações homem-natureza, relacionados no entendimento dos processos históricos.
Ao estudar Geografia, o espaço-geográfico, a transversalidade da questão ambiental é notável a construção espacial pelo ser humano em relação à “degradação e impacto ambiental”, espaço modificado pela presença humana para sua integração.
Nas Ciências da Natureza - Química, Física, Biologia, elucidam fenômenos do mundo natural, a questão ambiental é utilizada para interpretar fenômenos.
A Matemática constrói modelos e cria uma linguagem da realidade e aspectos do ambiente. Em relação aos seres vivos: multiplicação e desaparecimento de espécies; dinâmica das florestas; formas da natureza, relevo, água, etc.
Em Língua Portuguesa estão à comunicação oral e escrita dos diversos conhecimentos e defesas, dos esforços, denúncias, leis, reportagens, canções populares literaturas abordadas no dia-a-dia, nos meios de comunicação de massa.
Nas Artes e Educação Física, Meio Ambiente – retrata no modo como sentimos, abordamos e entendemos as questões ambientais; passa também pelo prazer do corpo: lúdico e estético por questões relacionadas à saúde, espaços livres e áreas ambientais agradáveis.
A incorporação da Educação Ambiental ao currículo escolar de forma transversal ou por meio de projetos pedagógicos abertos de modo a atingir a comunidade tende a reafirmar sua integração no currículo e nas práticas educativas, pois ele é de grande relevância para todos.
A educação ambiental surge como um importante instrumento de mudanças. Pois corresponde a um processo educativo permanente, dinâmico, criativo, interativo; com enfoque interdisciplinar, que permite aos seres humanos conhecer as leis que regem a natureza. Compreender as relações e inter-relações existentes entre eles, os seres vivos e o ambiente; reconhecer os problemas ambientais locais e globais e valorizar os aspectos sociais, hídricos, éticos e culturais do ambiente onde estão inseridos. Promove, assim, a aquisição de habilidades e competências para solucionar os seus problemas e construir uma consciência ambiental, pautada na mudança de atitudes e de comportamentos, na solidariedade, no exercício da cidadania e na paz. (SILVA, 2003, p.3).
A educação ambiental inserida no currículo escolar abordando temas da atualidade desenvolve positivamente consciência ecológica pautada em um futuro promissor e exigem uma permanente atualização, desenvolve procedimentos elementares de pesquisa de forma a sistematizar as informações, discussões e resultados coerentes. O papel do professor como orientador desse processo é de fundamental importância, pois essa vivência permite aos alunos perceber que a construção e a produção dos conhecimentos são contínuas e que, para entender as questões ambientais, há necessidade de atualização constante.  
Sendo assim é urgente a mudança de atitudes e valores, pois caminharemos para a extinção de todos os recursos naturais, porque muitos pensam que os recursos naturais são infinitos, portanto a Educação Ambiental é um instrumento indispensável no currículo escolar, pois representam importante contribuição para amenizar o impacto ambiental e a escassez motivando o exercício da cidadania, análise crítica e a formação de novos hábitos e atitudes sobre a utilização e conservação dos recursos e de todas as espécies viventes. Portanto só através do conhecimento poderemos conscientizar as pessoas para a conservação da natureza, pois somos responsáveis pelo futuro da humanidade e pela qualidade de vida no planeta.


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